sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrevista com Ian Mackaye (Fugazi)

Ian Mackaye, na Dischord Records - Foto: Pat Grahm

Download de shows, Facebook, futuro...
Por Márcia Raele

A tão aguardada disponibilidade dos shows do Fugazi para download deve acontecer em breve. Conforme conta o vocalista e guitarrista da banda, Ian Mackaye (que também toca no The Evens com sua esposa Amy Farina), o projeto possui mais de 900 (!!) shows e, devido a esta enorme quantidade de material, o lançamento deva acontecer entre o próximo verão (americano) e o resto deste ano. “Tivemos que converter, masterizar e editar quase 1000 shows!”, enfatiza.
Para saber mais detalhes do projeto, que não está sendo nada barato para concretizá-lo [e por isso, provavelmente, seja cobrado para poder baixá-los], entrevistamos Ian Mackaye via e-mail (uma exceção dada gentilmente por ele, já que não costuma dar entrevistas por este meio).
Mackaye conta aqui como está esse processo, o que pensa sobre o Facebook, download de músicas e sobre a tão especulada volta do Fugazi.

Por que o Fugazi resolveu lançar seus arquivos ao vivo para download via internet?
Temos um grande número de gravações de shows e seria insano fazer cópias de cada um. A internet e o áudio digital tornou isso possível, de uma forma até inimaginável. Conseguimos editar até shows da época em começamos a gravá-los em 1990.

Serão apenas arquivos de vídeo ou de músicas também?
O projeto começará apenas com as performances ao vivo, mas acredito que em algum momento nós teremos que considerar também o lançamento de algumas demos antigas. Vai depender do interesse e reação das pessoas.


Qual sua opinião sobre disponiblizar as músicas para download na internet? E o que você acha sobre o futuro da indústria fonográfica com isso?
No geral eu sou a favor do compartilhamento de arquivos, mas em algum momento as pessoas terão que decidir se eles vão querer ouvir música dessa forma. Se quiserem, então elas terão que estar preparadas para ajudar a dividir os custos de estúdio se quiserem que as bandas continuem/sobrevivam. Elas terão que estar preparados para dividir os custos para a existência de uma banda.

Esta forma de se obter música (download free) causou algum impacto na Dischord Records*?
Acredito que sim, mas sinceramente há muito pouco que possa fazer sobre isso.

E o que você pensa sobre mídias sociais, como Facebook, Twitter, etc. Recentemente você me disse que a comunidade do Fugazi e da Dischord no Facebook, por exemplo, não foi criada por vocês. Você gosta deste tipo de mídia?
Eu não gosto do fato de que se alguém não estiver registrado nesses serviços, ela não terá acesso a certas informações. O fato de eu não ser um membro do Facebook, por exemplo, me faz sentir excluído de uma série de eventos por eu não receber os convites por meio da rede. Algo não está certo nisso.

E sobre o Fugazi? Está ainda totalmente parado ou vocês estão trabalhando em algum projeto especial ou com outras bandas paralelas? [com a notícia do lançamento dos shows do Fugazi para download rolou especulações [esperança] de que o Fugazi voltaria à ativa]
Amy e eu continuamos tocando no The Evens, mas não fizemos nenhuma tour nos últimos anos, porque tivemos um filho em 2008, e logo quando voltaríamos à ativa no verão do ano passado, nós tivemos alguns falecimentos em nossas famílias o que nos manteve em casa. Esperamos começar as viagens novamente este ano. Vamos aguardar... Já o Fugazi continua em seu indefinido hiato, por isso não há como dizer se iremos tocar novamente ou não. Estamos em constante contato. Estive com Brendan ontem à noite, e amanhã [entrevista dada dia 02 de março] estarei com Guy [Picciotto] em uma exibição de Instrument Video aqui DC . Nós continuamos conectados.

*Ian Mackaye fundou a Dischord Records ainda adolescente, em 1980, com o parceiro Jeff Nelson. A intenção original era simplesmente produzir um single para documentar sua primeira banda chamada Teen Idles. Hoje, o selo já lançou músicas de mais de 60 bandas, e mais de 160 álbuns em todos esses anos.



Fugazi Live Series
Enquanto os shows em vídeo ainda não ficam prontos, os fãs podem matar um pouco a vontade via o CD com músicas de shows que o Fugazi fez em diversos países. O material pode ser encontrado no site da Dischord tanto em forma digital como para compra do CD. Tem material de um dos primeiros shows do Fugazi no Brasil, em 1994, em Curitiba (PR).



3 comentários:

tatu albertini disse...

MARCINHA,parabêns pra vc ,grande batalhadora e universidade do rock alternativo.

Anônimo disse...

bela entrevista, parabens!

Done Zine disse...

Obrigada!